Foi assinado hoje, por Gerd Leipold, diretor-executivo do Greenpeace Internacional, o contrato que dará início à construção do Rainbow Warrior III. O veleiro, que será entregue pouco antes das comemorações dos 40 anos da organização, foi projetado com a última tecnologia ecologicamente correta disponível e sua construção está diretamente ligada ao maior desafio imposto à humanidade nos últimos tempos: o combate ao aquecimento global.
A Frota VerdeA história do Greenpeace começou nos mares. O primeiro Rainbow Warrior era uma antiga traineira, que foi reformada a partir de 1977. Com seus 43,92 metros de comprimento e 8,42 de largura, defendeu o meio ambiente em campanhas memoráveis por sete anos - até ser bombardeado e afundado pelo serviço secreto francês em 1985.O novo "Rainbow Warrior", um veleiro a motor, foi comprado pelo Greenpeace em 1987 para substituir o antigo navio. Hoje, com 52 anos de uso e 20 anos de campanha junto ao Greenpeace, o Rainbow Warrior II precisará ser inutilizado devido ao tempo. Seu substituto foi projetado pela Gerard Dijkstra, empresa holandesa especializada em engenharia naval e será construído pela Fassmer, construtora de navios localizada em Bremem, Alemanha.É a primeira vez que a organização opta pela construção de um novo navio, em vez de reformar uma embarcação já utilizada. Isso porque, mesmo em épocas de crise financeira global, o Greenpeace acredita que vale a pena investir em uma embarcação de alta tecnologia e desempenho, que tenha como prioridade a proteção ao meio ambiente. “O Greenpeace vem pedindo aos governos internacionais que invistam em decisões ambientalmente corretas para combater o aquecimento global. Se é o correto a ser feito por eles, é também correto a ser feitos por nós.”, explicou Gerd.O Rainbow Warrior III será prioritariamente um veleiro (usando energia dos ventos no lugar de combustíveis fósseis), com a opção de mudar suas operações para motor, no caso de condições climáticas adversas, por exemplo. Toda a engenharia foi projetada para ser eficiente energeticamente, e o casco foi desenhado para proporcionar o máximo de aproveitamento do combustível. O calor criado pelos geradores será reaproveitado no aquecimento da água utilizada a bordo e para o pré-aquecimento das máquinas.Seu primeiro pedaço de aço não será forjado antes do início de 2010, mas as preparações para a construção já iniciaram e o navio será entregue em 2011 – no aniversário de 40 anos do Greenpeace. “O Rainbow Warrior é um sinônimo da palavra Greenpeace. Ele não é apenas uma plataforma de trabalho, é também uma fonte de inspiração no mundo todo para que as pessoas comecem a mudar o que está a sua volta. Em uma época ameaçada pelos impactos do aquecimento global, essa inspiração é mais do que bem-vinda.”, disse Gerd Leipold, diretor-executivo do Greenpeace Internacional.Assista ao vídeo promocional de lançamento:
Interatividade virtualSerá lançado, no início de 2010 uma versão virtual do Rainbow Warrior III, em colaboração com a VSTEP, empresa que produziu o “Ship Simulator”, um jogo para computador que simula navegações. Desenhado para reproduzir fielmente nossos navios, os jogadores poderão, em seus PCs, navegar com diferentes condições climáticas e simular ações do Greenpeace como parar um teste nuclear, salvar baleias e proteger a região Antártica. O jogo também permitirá a brincadeira entre várias pessoas simultaneamente, sempre no formato online. Além do Rainbow Warrior III, será possível jogar com o Esperanza e com o bote Billy G. Assista a uma animação do jogo aqui.
Em breve, também estará disponível uma câmera remota, para acompanhar a construção do navio.Participe!Assine nossa petição e torne-se um ativista pelo clima, cobrando do governo uma posição efetiva sobre as mudanças climáticas na reunião de Copenhagen, em dezembro desse ano. Você também receberá boletins informativos sobre a construção do navio e nossas campanhas.
http://www.greenpeace.org/brasil/institucional/noticias/vem-a-o-rainbow-warrior-iii
5 comentários:
Mais um para a frota! Adorei a idéia de construir um novo navio. Apesar do 'reaproveitamento' de outros barcos serem 'ecologicamente correto', buscar um navio que tenha uma maior economia de combustível e que encontre metódos mais eficientes para sua navegação é um grande passo e um ótimo exemplo a ser dado.
Espero que ele venha logo que fabricado fazer uma tour pelo Brasil!
^^
Olá! Preciso que algum de voces entre em contato comigo...Já mandei alguns emails e nao consigo falar com ninguém..aguardo resposta e desde já agradeço.
(nacaixadepandora@hotmail.com)
A empresa Multiner pretende implantar na cidade de Sapeaçu, a 12 Km de Cruz das Almas, no Recôncavo, duas termoelétricas, usando um óleo altamente poluidor, pois é a fração do petróleo próxima ao àquela usado para pavimentação de vias.
Estamos fazendo manifestações, passeatas, abaixo-assinados, mas não estamos obtendo sucesso desejado. A manifestação se justifica uma vez que as termoelétricas deverão gerar cerca de 300 mW de energia elétrica com a queima de cerca de 59 toneladas por hora do óleo pesado da Petrobrás. Isto significa uma contaminação ambiental atmosférica sem precedentes para o Território do Recôncavo da Bahia.
AJUDE-NOS, POR FAVOR, já que a empresa é grande, os governantes estão coniventes por causa do ganho do ICMS e ameaçando a população que se beneficia com empregos municipais, não contamos com uma população ativa e consciente.
Não é política partidária o que fazemos ou queremos, pq eun mesma votei no prefeito eleito, mas ajuda para o embargo de algo assim na nossa cidade.
Show de bola!!!!!!
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