Por: Julio César


Nem sempre o ato de plantar árvores é a solução para o aquecimento global se ele não vier em conjunto com um novo estilo de viver de cada um de nós.
O planeta terra tem se tornado mais quente a cada ano, e se não mudarmos nossos costumes e maneira de agirmos não serão as árvores plantadas a salvação para este planeta.

Abaixo, algumas dicas que podemos fazer em casa e no trabalho para ajudar o Planeta.

Em casa
- Calçada não se lava, se varre. No máximo use um balde com água já usada para lavar a roupa por exemplo.

A água potável do planeta tem se mantido a mesma desde a época dos dinossauros. Mas com o aumento populacional ela tem se tornado escassa.

71% do planeta é formado por água, mas apenas 0,63% é de água doce, e grande parte dela é imprópria para o consumo humano. O Corpo humano é formado por 70% de água. Agora faça uma conta rápida... com o aumento populacional e o desperdício de água em quanto tempo a o consumo será maior que a demanda?
Tomar duchas rápidas em vez de demorados ou de banhos de imersão. Manter a torneira fechada enquanto se lava os dentes, o corpo, o cabelo, ou a louça. É uma forma eficiente de economizar água.
Não poluir os rios, protegendo assim este recurso essencial á vida.
Instale a geladeira ou freezer em um local ventilado e longe do fogão. Evite abrir a porta sem necessidade.
Procure não utilizar o ar condicionado no máximo e, sempre que o aparelho estiver ligado, mantenha portas e janelas fechadas para evitar desperdício de energia.
Acumule várias peças de roupa para passar tudo de uma vez e evite usar o ferro quando outros aparelhos elétricos estejam ligados, para evitar sobrecarga de rede elétrica.
Regule o chuveiro para a estação do verão e evite tomar banho no período de 18 e 24 horas. Diminua também o tempo do banho.
Para iluminar a casa, dê preferência a luz natural do sol. À noite, use lâmpadas fluorecentes em vez das convencionais.

Apague as luzes onde não tiver ninguém.
Coloque uma garrafa pet na caixa de água do vaso sanitário (se houver). Isso diminui a quantidade de água usada na descarga.
Regule as torneiras de sua casa. Aquele pinga-pinga pode causar um vazamento de até 46 litros de água em um único dia.
Nunca compre móveis que não tenham o selo FSC, que é a garantia de que a madeira utilizada não veio de desmatamento.

No trabalho
Se tiver que trabalhar no segundo ou terceiro andar, não espere pelo elevador, suba pelas escadas. Exercício é sempre bom pro planeta e para você.
Use os dois lados de uma folha de papel e procure imprimir documentos internos em folhas de rascunho ou folha que já tenham sido utilizadas.

Converse com o técnico de informática e peça para ele ativar o modo Energy Star do computador, ele economiza energia desligando o monitor quando não está em uso.

Instale torneiras com sensores automáticos. A economia de água pode chegar a 40%.

Faça regularmente a revisão do seu carro, isso evita que o veículo consuma mais combustível e polua o ambiente.

Evite comprar mercadorias com muitas embalagens, para evitar desperdícios de papel e plástico, e gerar menos lixo.
Compre produtos ambientalmente corretos, eles merecem a nossa preferência por reduzir os impáctos ambientais em todos os estágios da produção.

Evite utilizar copos ou pratos descartáveis, para diminuir a quantidade de lixo.

Recicle o lixo. Ensine seus colegas de trabalho a identificar o que por ser reaproveitado e exija que a empresa adote a coleta seletiva.

Instale ar condicionados apenas em locais que não bata sol e feche portas e janelas ao utilizá-lo. Mantenha os filtros sempre limpos para o ar circular melhor.

Use transporte público para ir ao trabalho. Se não puder fazer isso todos os dias, escolhe pelo menos um na semana para ir de trem, ônibus ou metrô.

Melhor ainda. Se possível vá ao trabalho de bicileta. Você se exercita, diminui a emissão de gases na atmosfera e ainda evita o congestionamento.

Fonte de pesquisa: Site Greenpeace Brasil

Desaquecimento global

8 práticas diárias para você desacelerar o fenômeno
Curtir aquele friozinho com uma ótima companhia e um bom vinho fica cada vez mais raro. Segundo relatório da ministra do meio-ambiente, Marina Silva, na década de 1970 os dias frios representavam de 25% a 30% do total. Entre 2001 e 2002, essa representatividade caiu para 5% a 10%.Sejamos realistas: salvar o planeta com ações individuais parece até um pensamento megalomaníaco. Porém, ao relacionar o aquecimento às ações do homem nas últimas décadas, as Nações Unidas e a Organização Meteorológica Mundial evidenciaram a responsabilidade de cada um nas agressões à natureza.Para quixotescamente desacelerar o fenômeno climático, preparamos, oito práticas diárias que, além de ajudar a salvar o planeta, serão ótimas para o seu bolso e bem-estar.

1 - uso racional do carro: Esqueça-se de pegar o carro para ir à padaria, farmácia, casa do vizinho ou fazer pequenos trajetos. Além de não jogar poluentes na atmosfera, uma caminhada pode lhe render um corpinho atlético. Mantenha você e o planeta saudável!

2 - ou mais check-ups: Amigo, não é balela: se você fizer manutenção preventiva, evitará não só riscos e gastos desnecessários como também diminuirá a emissão de substâncias poluentes, como o gás carbônico responsável pelo agravamento do efeito-estufa. Dinheiro não é desculpa.

3 - árvores para neutralizar: Há uma fórmula para calcular o tamanho do estrago que cada indivíduo tem causado à natureza, que leva em conta gastos de energia elétrica, gás, quilômetros rodados, lixo produzido, viagens de avião etc. Uma forma de compensar, segundo os especialistas, é plantando uma árvore, duas, três ou mais só para garantir. Escolha uma que encha seus olhos de poesia e semeie essa atitude em seu quintal, chácara ou qualquer solo fértil desta Terra.

4 - pneus alinhados: Pneus lisos prejudicam o desempenho do veículo e, principalmente, a segurança dos ocupantes. Por isso, não deixe de checá-los. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem. As conseqüências para o planeta podem ser relidas no item 2.

5 - pessoas de carona: Economia de dinheiro e combustível, oportunidade de relacionamento e menos poluição. Olha quanta coisa é possível com uma simples carona... Pesquise no trabalho, faculdade, academia, igreja ou outros ambientes que você freqüenta, amigos que morem próximo a sua casa. Dê o primeiro passo e ofereça carona. Serão de 2 a 4 quatro carros que você tirará das ruas!

6 - por meia dúzia? Antes de comprar um veículo, leve em conta o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes do modelo em questão. Prefira um automóvel cuja concepção do motor seja moderna, e se possível opte por um flexível em combustível (roda com álcool, gasolina ou qualquer mistura deles). Assim você poderá rodar com álcool, biocombustível renovável que é um tipo de “auto-neutralizador”.

7 - palmos abaixo da terra: - Barbaridade, mas tem muita gente que ainda joga seu lixo nas ruas. Lugar de lixo é no aterro sanitário ou na reciclagem. Os restos de alimentos que se come no carro e – eventualmente se arremessa pela janela – ao se decomporem geram o metano, um biogás capaz de agravar 27% mais o efeito estufa. Por isso, eles – e, claro, todos os tipo de lixo – têm tratamento especial nos aterros.

8 - ou mais vezes de transporte coletivo: Essa é fácil, apesar do aperto, das sacoladas e do perfume coletivo. No dia do seu rodízio, desloque-se de transporte público. Pode ser a hora ideal para ler aquele livro que está empoeirando na estante ou ouvir uma boa música no pen drive. Outra opção é pegar carona (se você topou o item 5, já sabe a quem pedir) ou ir de bicicleta.

Vamos deixar como herança a nossos filhos nosso maior patrimônio... o planeta terra.

Faça o Download do folder que ensina a calcular a emissão de CO2.

Aparelhos em “stand by” encarecem em até 20% a conta de luz.

Segundo engenheiro do Inmetro, basta estar ligado na tomada para puxar energia.

A luz vermelha que indica que o eletrodoméstico está ligado na tomada significa mais gastos para o seu bolso. Isso porque aparelhos em modo stand by consomem energia e são responsáveis por um valor entre 15% e 20% da conta de luz, segundo afirmou Dino Lameira, engenheiro do Inmetro."Eles ficam conectados à tomada e à rede elétrica e, por isso, consomem energia. O aparelho da TV a cabo e o carregador de bateria do celular, por exemplo, ficam até quente porque estão puxando energia", disse Lameira.
Ainda de acordo com ele, o ato de desligar o aparelho mexe com o conforto do consumidor, que tem que ir até a tomada. Por este motivo, é difícil mudar o hábito e economizar. "O conselho que dou é que as pessoas desliguem o aparelho tanto quanto for possível".
Economizar energia não é só uma questão de economia e sim de cidadania.
Economizar energia é uma das ações que você pode tomar para evitar o aquecimento global.