A cada dia, a indústria da tecnologia apresenta novos computadores cheios de novidades e muita gente não sabe o que fazer com os antigos. Por causa disso, existe uma ONG que conserta e reaproveita computadores velhos. Esta ação tem, inclusive, ajudado na inclusão digital de muitos jovens.

Tudo parece sucata. Computadores antigos, quebrados e sem utilidade são amontoados no Comitê para Democratização da Informática, no bairro do Imbuí.

A instituição criada há 12 anos recolhe equipamentos doados por empresas e pela comunidade e, assim, evita que eles sejam jogados no lixo. ‘Esse é um problema que a gente tem plena condição de transformar numa oportunidade excelente de inclusão social, com geração de trabalho e renda', afirma o coordenador do comitê Isaac Oliveira.

Os equipamentos ganham peças novas e são doados a 20 projetos sociais mantidos pelo Comitê. Por ano, 1.100 jovens de baixa renda são beneficiados e encontram nos velhos computadores a oportunidade para uma vida melhor.

Numa escola no Bairro da Paz, 12 turmas têm aula de informática de graça duas vezes por semana. Os alunos têm noções básicas de informática, manutenção de rede, de microcomputadores e também webdesign. Uma porta que se abre para o mercado de trabalho.

Doações - Se você tem um computador velho e não sabe o que fazer com ele, doe para o Comitê de Democratização da Informática. O primeiro passo é ligar para os telefones (71)3473-3131 / (71) 3473-3333.

FONTE: ibahia.com