Por: Elissama Oliveira e Júlio César

Estivemos na Escola Municipal da Engomadeira ontem (05/11) das 19:00 as 21:20 para falarmos um pouco de clima e das demandas do Greenpeace para o meio ambiente. A acessibilidade e a falta de informações a respeito da comunidade, principalmente em relação à segurança, impedem a atuação do grupo em comunidades carentes. Carentes principalmente de informação. Levar as informações da Organização, mostrar o quanto eles estão sendo atingidos e o quanto são responsáveis pelas mudanças climáticas é mais que uma vontade, é um dever.
O caminho pode até ser perigoso, cansativo e complicado, mas a sensação de missão cumprida e de que realmente somos importantes para alguns é mais que suficiente para desconsiderar esses problemas.
Saimos de lá com a certeza de que mudanças aconteceram. Mudanças na postura política, critica e responsável para com o meio ambiente. Saimos de lá com a certeza maior de que somos privilegiados por possuir informações ignoradas por uma grande maioria e que cabe a nós as socializar, tornando possível as ações efetivas, saindo da comodidade das ‘boas intenções’. Sentimo-nos maravilhados em passar informações para mais de 70 pessoas com idades entre 40 e 70 anos, todos com garra e vontade de aprender mais sobre essa questão tão distante para eles que é meio ambiente e ao mesmo tempo essencial para essas pessoas que estão ali para ter mais uma chance de estudar. Era lindo ver os olhares de curiosidade e dúvidas e que realmente aquilo era provocado por nós seres humanos. Infelizmente, muitas informações não chegam a essas pessoas humildes e o nosso papel na sociedade nos leva a conscientizar e mostrar a realidade do nosso país e do nosso planeta.
Parabéns professores da escola Engomadeira e obrigado por ter nos recebido de braços abertos.

Postado por: Júlio César