Por: Thuane Daébs

Depois de uma semana cheia de atividades, encerramos hoje a semana de mobilização pelo clima com a atividade no Comércio, das 06 as 13h, com as vagas-vivas no dia Mundial sem carro. A intenção, ao ocupar vagas de estacionamento com outra coisa que não seja carro, é de mostrar o espaço que perdemos em nossa cidade por causa do alto fluxo de automóveis. Quando entupimos as ruas com os nossos carros, não estamos apenas ocupando um espaço que poderia ser melhor aproveitado, estamos lançando na atmosfera gases do efeito estufa que colaboram para a intensificação do aquecimento global. Nossa mensagem não é de abolição dos veículos automotores, entendemos que ainda temos um precário sistema de transporte coletivo. Queremos despertar a consciência das pessoas para o uso racional do carro, optar pela bicicleta ou caminhada em um curto percurso, ou até mesmo escolher um dia da semana para deixar em casa o carro. Na hora da compra, escolher um carro mais econômico e que consuma combustíveis menos poluentes.

Demos vida às vagas brincando com jogos de carta, fizemos um espaço para a leitura, montamos um stand de incentivo à horta com distribuição de sementes, armamos nossa tenda e até uma barraca de camping. Recolhemos algumas assinaturas e fizemos pintura em crianças.

A semana foi cansativa, mas não menos satisfatória e prazerosa por isso. Mais um passo dado rumo à COP15. Presidente Lula, faça alguma coisa pelo nosso clima!