Postado por: Leonardo Matos

Levantamento da Organização Não-Governamental Imazon aponta que o desmatamento na Amazônia Legal caiu 75% no mês de junho e atingiu 150 quilômetros quadrados, o equivalente à área de Aracaju (SE). Em junho de 2008, haviam sido desmatados 612 quilômetros quadrados, pouco menos que o equivalente à área de Salvador (BA). As informações são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), com base em imagens dos satélites CBERS e Landsat, as mesmas utilizadas para a estimativa oficial feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em junho, devido às nuvens, foi possível monitorar 58% da Amazônia Legal. A região que não pôde ser mapeada corresponde à quase totalidade de Roraima, pouco mais de dois terços do Amapá e mais da metade do Amazonas e Pará.


No período entre agosto de 2008 e junho de 2009, o desmatamento diminuiu 74%, para 1.234 quilômetros quadrados, praticamente o correspondente à área da cidade do Rio de Janeiro. De agosto de 2007 a junho de 2008, foram desmatados 4.755 quilômetros quadrados em áreas da Amazônia Legal, mais que a área de Cuiabá (MT).


-->Agora resta saber se tais estimativas podem mesmo ser confirmadas. De qualquer maneira o desmatamento na Amazônia precisa ser reduzido de forma acelerada, afinal a maior parte das perdas são irreversíveis! Casos de extinção de determinadas espécies de flora e fauna começam a ficar latentes, exigindo uma resposta da nossa parte, os ambientalistas!

Meia Amazônia, Não!





Fonte: http://verde.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=20986165