Por: Thuane Daébs
Neste último domingo (22/08), o grupo de voluntários do Greenpeace em Salvador, mais convidados, foi ao Porto da Barra executar a atividade de Limpeza de Praia que já acontece uma vez por mês desde dezembro de 2008 no mesmo lugar.
Fomos com a mesma esperança de encontrar a praia mais limpa, pessoas mais conscientes e um oceano mais saudável. De fato, já havíamos notado uma gradual diminuição na quantidade de lixo desde a primeira Limpeza de Praia. Porém, mais gratificante que perceber a praia com menos lixo e notar banhistas mais preocupados com o meio ambiente, foi encontrar uma barraca que oferecia aos seus clientes lixeirinhas plásticas para que as pessoas depositassem ali o lixo e a medida que estas fossem embora, a lixeira retornava para a dona da barraca.A satisfação em ver aquela cena se multiplicava pelo número de plásticos, que fosse possível imaginar, que deixaram de ir para o mar por causa da atitude daquela senhora e mais, saber que de uma forma ou de outra, nós fazemos sim, parte desta mudança.
Ficamos não só felizes pelo impacto positivo que aquelas lixeiras azuis causam ao meio ambiente, como também por encontrar pessoas dispostas a fazerem a diferença da maneira que podem, e não há motivação maior do que ver a sementinha que plantamos e regamos todos os meses dar os primeiros frutos. Para alguns, é apenas coincidência. Para nós, é a certeza de que vale a pena acordar mais cedo aos domingos para a Limpeza de Praia.
Além de parabenizarmos a iniciativa das “lixeiras particulares”, desejamos também que isto inspire mais pessoas, a ponto de ser unânime o entendimento sobre a urgência de salvarmos os nossos oceanos.