Postado por: Luzia Brito

Com o aquecimento global, o planeta Terra esta sofrendo vários desastres ambientais e um deles é o derretimento das calotas polares que ocasionam o aumento do nível do mar, a acidificação dos corais, entre outros problemas que também ocasiona um grande desequilíbrio ambiental e ameaça de extinção das espécies marinhas e terrestres.

O Planeta Terra possui 71% de água do mar, ou seja, a maior parte da terra é coberta pelos oceanos, e 50 % do oxigênio que respiramos vem dos oceanos, eles também são responsáveis por amortecer os impactos do aquecimento global. Porém devido à falta de preocupação em cuidar dos oceanos, não há como cumprir o papel de amortecedor das mudanças climáticas se ele não estiver saudável para isso.

Cerca de 77% dos poluentes despejados vêm de fontes terrestres e tendem a se concentrar nas regiões costeiras, justamente o habitat marinho mais vulnerável, e também o mais habitado por seres humanos. A população que mora no litoral ou nele passeia nos finais de semana e feriados é uma das grandes responsáveis pelo lixo que acaba se depositando no fundo do mar. Produzimos cada vez mais lixo e nos descartamos dele com uma velocidade cada vez maior.

A população brasileira não tem um compromisso com a preservação do oceano, fazendo com que este muitas vezes sirva de lixão, banhistas, donos de barracas de praias costumam utilizar as praias sem a devida preocupação de que se não há preservar, não poderão usufruir delas no decorrer dos anos. Por este motivo nos do Grupo de Voluntários do Greenpeace aqui em Salvador iniciamos um projeto desde novembro de 2008, cujo intitulamos de Limpeza de Praia, fazendo um trabalho de sensibilização nas praias, para que as pessoas que têm seus momentos de ócio se conscientizem que também é necessário preservar os oceanos que serve como fonte de lazer, economia e renda para a população mundial. Desejamos assim alcançar o maior número de pessoas fazendo-as repensar seus hábitos e que encontremos as praias menos sujas a cada limpeza que formos fazer. Para isso temos trabalhado com esmero, porque já entendemos que Salvar o Planeta é Agora ou Agora!

Convidamos você que se interessa pelas causas ambientais e pela preservação do oceano brasileiro a participar de nossa Limpeza de Praias que acontece 1 vez por mês no Porto da Barra e assim com o decorrer do tempo estenderemos por toda Orla de Salvador. Se quiser participar desta atividade o calendário será publicado no blog é só ficar de olho!


Fontes Pesquisadas:

GONÇALVES, Leandra. Á Deriva: um panorama dos mares brasileiros. Greenpeace: São Paulo, 2008.

Poluição nos Mares. Disponível em:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./agua/salgada/index.html&conteudo=./agua/salgada/artigos/poluicaomar.html