Por Ricardo Barro[s]

 

Enquanto Guido Mantega anuncia a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre eletrodomésticos da chamada linha branca (Geladeiras, máquinas de lavar, fogões e tanquinhos) o meio ambiente agradece, mas lança um alerta sobre a responsabilidade e o recolhimento tais como destino e o cuidado com Gás CFC Com mais de 10milhões de geladeiras velhas simplesmente mudando de mãos ou indo parar no ferro velho.


O governo renuncia R$ 173 milhões impactando o varejo e deixando a indústria marrom com ciúmes. Mas na falta de responsabilidade quem vai sofrer esse impacto é o meio ambiente O CFC (Um dos maiores vilões da camada de ozônio) é um eficiente gás refrigerante criado em laboratórios utilizados principalmente no funcionamento de geladeiras e aparelhos de ar refrigerados. Desde 2007 o Brasil proíbe a fabricação e importação de CFC's seguindo as metas do protocolo de Montreal onde 190 paises se comprometem a eliminar fatores que promovem a destruição da camada de ozônio. Atualmente existe mais de 30 milhões de geladeiras produzidas antes desta data, cada geladeira dessas contem cerca de 500 gramas de CFC, que é um gás estável e que dura cerca de 60 anos e uma vez na Ozonosfera um único átomo de Cloro destrói cerca de 100.000 moléculas de ozônio.


Mas do que em boa hora o governo da um passo grande e emergencial promovendo a substituição dessas geladeiras antigas, mas é necessário que esse programa seja aplicado com maior freqüência porque a que a vida útil de uma geladeira no Brasil em media é de 10 anos e para retirar todas as geladeiras poluentes do mercado tem que existi vontade e disposição tanto do governo quanto dos fabricantes.


O beneficio ao meio ambiente virá em longo prazo, mas juntos podemos reduzir esse tempo obtendo uma postura que pressione os fabricantes e incentivando os consumidores a escolha das geladeiras verdes e conscientizando sobre os problemas e conseqüências que essa escolha pode trazer As novas geladeiras além de estarem isentas do gás CFC, promovem uma grande economia no consumo de energia elétrica.


Pouca Gente sabe, mas a Bahia é pioneira no sistema seguro de substituição. E em conjunto com companhias elétricas e seus planos de Eficiência Energética já conseguiram substituir 17.650 geladeiras. Em algumas residências o programa esta Reduzindo o consumo de energia elétrica em mais de 50 % com a geladeira nova. Nessa substituição, a geladeira velha e recolhida e direcionada a uma Central de Regeneração de Gás CFC, onde o gás é reciclado e vendido ao comercio consumidor sem danos ao meio ambiente.