Ser voluntário: eis a questão!

Por: Natália Falcón

O voluntário segundo as Nações Unidas é aquele que, por interesse pessoal e espírito cívico, abdica uma parcela do seu tempo, sem remuneração, a alguma forma de atividade organizada, ou não. Talvez tal definição seja um tanto quanto simplória diante dos vários tipos de voluntários, dedicados à diferentes atividades, devido à diferentes motivações.

O trabalho voluntário mais do que uma doação de tempo motivada por certa inquietação, ou que o suprimento da falta de investimentos governamentais em determinada área, é a luta por um ideal e o comprometimento com uma causa. O voluntário seja qual for a causa, é dotado de altruísmo e solidariedade, características raras no homem contemporâneo, e é engajado,participante e consciente o suficiente para promover a mudança social.

Ser um voluntário é um fator de crescimento e fortalecimento pessoal sem precedentes. O trabalho traz preocupações, desafios e responsabilidades como qualquer outro, mas quando se tem o amor somado a tudo isso, o desempenho a capacitação e acima de tudo a realização, são cada vez maiores.

O Grupo de Voluntários do Greenpeace em Salvador estará realizando uma seleção para novos voluntários no dia 25 de Abril, às 15h00min no Museu Geológico,localizado na Avenida Sete de Setembro no Corredor da Vitória.